“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas
Francisco José Viegas
4 comentários:
encontrei seu blog meio sem querer, estou aqui no Brasil e vejo a enorme diferença que existe entre o carnaval nos dois paises. Mas é com muito carinho, que escrevo esse comentário. Meus avós eram portugueses, e minha maior tristeza é não conhecer esse pais maravilhoso e cheio de história.
fiquem com Deus
Nakamaki Gaming forums
http://nakamaki.com
counterstrike
maplestory
halo
mabinogi
grande carnal mesmo a fidalgo..e espero que seja assim ou inda melhor nos proximos anos...por isso nao pademos deixeirar acabar a tradição fidalgos...
esse vídeo precisava de uns biiips de censura pelo meio... :P eheheh
Enviar um comentário