“Eu amo Trás-os-Montes naquele silêncio das florestas e das estradas afastadas que aguardam ora a neve, ora o pavor do Verão. Amo-o ainda mais quando vejo a cor da terra e a sombra dos seus castelos em ruínas, quando suspeito o fundo dos rios, os recantos junto dos açudes e a altura das árvores. E perco-me desse mal de paixão, quando, de longe, Trás-os-Montes se assemelha vagamente a uma terra prometida aos seus filhos mais distantes, ou mais expulsos, ou mais ignorados, ou mais mortos apenas. E amam-se aquelas árvores porque vêm do interior da terra, justamente, sem invocar a sua antiguidade ou a sua grandiosidade. Ama-se o frio, até, o esplendor das geadas sobre os lameiros, o sabor da comida que nunca perdeu a intensidade nem a razão. E amam-se os rios, os areais, os poços das hortas, as cancelas de madeira que vão perdendo a cor, e talvez se amem o fogo das lareiras, os ramos mais altos dos freixos e das cerejeiras, os jardins abonecados das suas cidades, o granito das casas, o cheiro das aldeias onde ao fim da tarde se chama paz ao silêncio e se dá nome de chuva à água do céu.”
Francisco José Viegas

segunda-feira, 1 de novembro de 2010







Já há Cogumelos!

Em dia de Santos optei por passar a tarde no campo, entre Paradela e Lamadarcos para uma ida aos tortulhos. Tortulhos nem vê-los, no entanto, já agucei o apetite para voltar uma vez que a apanha deu para a prova, embora não fossem tortulhos mas sim telheiras, pinheiras ou sanchas como vulgarmente são conhecidas na nossa aldeia. O nome científico é Lactarius deliciosus.












Os cogumelos formam simbiose com as espécies florestais, resultando daqui uma função ecológica vital para o equilíbrio das florestas. Assim, a apanhas destes cogumelos comestíveis deve ser cuidada, de forma a preservar a espécie e o equilíbrio ambiental, pois entristece-me bastante ver que, nos nossos pinhais, abundam mais os plásticos, vidros e outros objectos que propriamente tortulhos.

1 comentário:

Olinda disse...

Este blog já teve melhores dias. Quem o acessa espera ver ou recordar pessoas ou acontecimentos, e esses post são cada vez mais raros,os cogumelos realmente são muito bons mas não vejo qual é o interesse. Espero muito sinceramente que o administrador publique o meu comentário e não o censure. saudações a todos os fidalgos